Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2009 - 08h43

Obama critica polícia por deter entrada de professor negro de Harvard

Publicidade

da France Presse, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou duramente nesta quarta-feira o comportamento "estúpido" de policiais que detiveram um universitário negro na própria casa, ao confundi-lo com um ladrão, em um incidente que relança a questão do racismo no país.

Em uma entrevista à imprensa, Obama foi questionado sobre a detenção, semana passada, de Henry Louis Gates, um especialista em estudos afro-americanos da Universidade de Harvard.

O professor, que havia esquecido suas chaves, forçou a porta para entrar em sua própria casa e recebeu a visita da polícia, alertada por uma vizinha que pensou que ele fosse um ladrão.

"A polícia atuou de forma estúpida ao detê-lo, quando a prova de sua inocência era que ele estava em sua própria casa", declarou o presidente.

Gates foi acusado pelos policiais de "perturbar a ordem pública". Segundo o documento, ele se negou a dar o nome e considerou os agentes racistas, exclamando: "Assim é que os negros são tratados nos Estados Unidos".

O caso do professor Gates "é um sinal de que a raça constitui um fator importante na sociedade", lembrou Obama, ressaltando que "isto não ofusca em nada os avanços incríveis já feitos, e eu mesmo sou uma prova disso".

Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, evitou usar a questão racial na campanha --embora tenha recebido apoio massivo dos eleitores negros.

Recentemente, Obama ligou sua histórica ascensão ao poder ao vigor e ao valor dos líderes negros da luta pelos direitos civis, em um discurso proferido na sede da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês), considerado seu primeiro grande pronunciamento especialmente voltado para a questão racial desde que assumiu a Presidência.

"Não se enganem: a dor de discriminação continua a ser sentida na América", disse o presidente, em homenagem à convenção que marca o 100º aniversário da organização negra.

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página