Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2003 - 14h25

EUA lançam nova operação no Iraque; Rumsfeld prevê dificuldades

da France Presse
da Folha Online

O Exército dos Estados Unidos lançou hoje uma nova ofensiva chamada "Serpente de Hera" contra os opositores à presença de suas tropas no Iraque.

A operação, organizada pela 4ª divisão da infantaria, tem como objetivo "neutralizar os grupos paramilitares do partido Baath [do ex-presidente do país Saddam Hussein] e outros elementos subversivos", afirmou o cabo Todd Pruden, baseado no sul de Tikrit, reduto do ex-ditador Saddam Hussein.

"Trata-se de uma operação preventiva contra os dirigentes do antigo regime e elementos rebeldes que preparam ataques contra as forças anglo-americanas", disse o militar.

As ações acontecem nos arredores das cidades de Baiji, Huwayiah e Samarra, regiões sunitas onde há muitos partidários de Saddam.

Verão difícil

Hoje, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, declarou que prevê um verão difícil para os soldados norte-americanos no Iraque, com novas baixas em ataques dos iraquianos que não aceitam a ocupação contra as tropas.

Questionado pela rede de tevê norte-americana NBC se esperava um "verão difícil" para seus soldados no Iraque e se acreditava que o número de homens mortos aumentaria, Rumsfeld respondeu: "Creio que assim será".

"Temo que isso continue", declarou o secretário sobre os ataques cotidianos contra as tropas americanas no território iraquiano.

Rumsfeld disse também que "alguns pensam que durante o mês de julho, quando acontecem os aniversários de vários acontecimentos importantes para o Partido Baath, de Saddam Hussein, o número de ataques pode aumentar".

Desde o dia 1º de maio, quando o presidente George W. Bush anunciou o fim das principais operações militares no Iraque, 77 soldados americanos morreram nesse país, 31 em ataques hostis.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página