Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2003 - 12h36

Saiba quais foram os atentados atribuídos ao ETA em 2003

da France Presse, em Madri (Espanha)

Com o duplo atentado cometido hoje na costa leste da Espanha, a organização separatista armada basca ETA já foi responsabilizada por oito ataques em 2003.

A seguir, a cronologia dos ataques atribuídos ou reivindicados pelo ETA este ano:

08/02/03: o chefe de polícia de Andoain (País Basco, norte), Joseba Pagazaurtundua, é assassinado a tiros em um bar.

8/02/03: a Ertzaintza (polícia autônoma basca) conseguiu desativar uma bomba de seis a sete quilos de dinamite colocada em uma estrada perto da cidade de Muruete (País Basco).

30/05/03: dois policiais morreram e um ficou ferido na explosão de um carro-bomba na cidade de Sanguesa (Navarra, norte).

14/06/03: a Ertzaintza desativa um carro-bomba carregado com 30 quilos de dinamite em Bilbao (País Basco).

23/06/03: uma bomba explode em um hotel da cidade balneária de Getxo (País Basco) sem causar feridos, apenas danos materiais.

06/07/03: uma bomba presa a um caminhão explode no estacionamento de uma empresa de transportes na cidade de Bedia, perto de Bilbao, sem causar feridos, mas importantes danos materiais.

13/07/03: ETA avisa que instalou uma bomba no hotel Maisonnave de Pamplona (Navarra) em plenas festas de San Fermin. A polícia encontrou o artefato no dia seguinte e o desativou.

22/07/03: pelo menos oito pessoas ficaram feridas, incluindo quatro policiais, na explosão de duas bombas em dois hotéis de Alicante e Benidorm, cidades turísticas da costa valenciana (leste da Espanha).

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página