Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2003 - 11h24

Médico iraquiano confirma identificação de filhos de Saddam

da Folha Online

Um médico do Conselho de Governo transitório iraquiano, que viu hoje os cadáveres de Uday e Qusay Hussein, mortos pelo Exército americano, afirmou que "não há nenhuma dúvida" de que são os corpos dos filhos do presidente deposto, Saddam Hussein.

"Sem nenhuma dúvida, são os cadáveres de Uday e Qusay", declarou Muwaffak al Rubai, depois de ter visto seus corpos no necrotério de Bagdá, o que constitui a primeira confirmação da morte dos filhos de Saddam Hussein, independente das afirmações da coalizão anglo-americana.

Os Estados Unidos, tentando aplacar as reações céticas e de descrença quanto à morte dos irmãos Hussein, prometeram divulgar em breve fotos de seus corpos. Imagens de Uday e Qusay foram reconhecidas hoje por um repórter da agência de notícias Reuters, que identificou os irmãos apesar de ferimentos na face de Uday.

Um funcionário do Exército norte-americano mostrou duas fotos de Uday e duas de Qusay a um repórter iraquiano da Reuters habituado com a aparência dos dois homens. Uday foi facilmente reconhecido apesar de ferimentos que destruíram seu nariz e seu lábio superior.

O rosto de Qusay não mostrava nenhum sinal de ferimento. As fotografias mostram os rostos e torsos dos dois irmãos.

Os filhos de Saddam foram mortos na terça-feira (22) quando 200 soldados dos EUA atacaram seu esconderijo em Mossul (norte do Iraque) com helicópteros, granadas, artilharia pesada e mísseis antitanque. O Exército dos EUA disse que divulgará em breve as fotos ao público.

Segundo o secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld, as imagens serão mostradas "em breve". Ele não descreveu o estado em que os corpos foram encontrados depois de uma suposta resistência à prisão na casa da cidade de Mossul.

"Fotos serão divulgadas", disse ele em Washington.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página