Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2009 - 13h39

Veja a cronologia de massacres anunciados pela internet

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

O americano George Sodini, 48, que matou três mulheres ao abrir fogo em uma aula de dança em uma academia de ginástica no subúrbio de Pittsburgh, Estado americano da Pensilvânia, anunciou planos de cometer o crime em seu blog na internet. Sodini feriu ainda outras nove mulheres ao disparar 52 vezes em cerca de um minuto e depois de suicidou.

Veja a cronologia de crimes anunciados pela internet

2006

13 de setembro: - Canadá - Um homem de 25 anos abriu fogo no colégio Dawson de Montrela, matou uma menina, feriu outras 19 pessoas e se suicidou. Antes, ele havia escrito no site vampirefreaks.com que "queria morrer sob uma chuva de projéteis e transformar este maldito mundo em cemitério".

18 de setembro: - Canadá - Um adolescente de 15 anos, suspeito de querer provocar uma matança em uma escola da região de Montreal, foi detido após ter proferido ameaças no mesmo site vampirefreaks.com.

20 de novembro: - Alemanha - Um ex-aluno de uma escola técnica da Baixa Saxônia comandou uma matança em seu antigo estabelecimento de ensino, ferindo 37 pessoas antes de se matar. Com 18 anos, ele havia anunciado sua intenção pouco tempo antes na internet.

2007

23 de maio: Austrália - A polícia anunciou a detenção de dois adolescentes australianos de 16 anos, suspeitos de terem projetado um massacre em uma escola. Os dois adolescentes, que se comunicavam pela internet, tinham planejado uma matança como a do Columbine em Littleton (EUA), que deixou 13 mortos em 1999, e fizeram uma lista de vítimas potenciais, alunos e professores.

7 de novembro: Finlândia - Um colegial de 18 anos disparou no estabelecimento em que estudava, o liceu Jokela de Tuusula (40 km de Helsinque), matando oito pessoas antes de se atirar uma bala na cabeça. Ele havia anunciado o crime em um vídeo difundido no YouTube chamado "Jokela High School Massacre, 7 de novembro de 2007".

9 de dezembro: Estados Unidos - Um homem de 24 anos matou quatro pessoas a tiros perto de estabelecimentos religiosos no Colorado (oeste), com tiros de fuzil, a 120 km de distância e 12 horas de intervalo, e depois se suicidou. Ele havia divulgado online diversas mensagens de ameaças contra cristãos antes de cometer o crime.

2008

28 de abril: França - Um colegial de 15 anos foi detido depois de ferir três colegas numa escola em Meyzieu (centro-oeste). Segundo os investigadores, ele havia "premeditado uma matança na internet", "com sete ou oito vítimas possíveis", e "estava muito inspirado nas matanças americanas".

8 de junho: Japão - Um fã de mangás matou sete pessoas num ataque em um bairro de Tóquio. Ele descreveu em detalhes seu massacre na internet.

23 de setembro: Finlândia - Um estudante de 22 anos matou a tiros dez pessoas de sua turma no colégio de Kauhajoki (sudoeste), antes de se suicidar. O autor do crime havia sido interrogado na véspera pela polícia depois de ter colocado no YouTube vídeos com ameaças e atirando com uma pistola.

Além disso, o autor de um ataque em 16 de abril de 2007, no campus da Virginia Tech nos EUA (32 mortos), enviou horas antes da carnificina ao canal de televisão NBC vídeos e fotos sua com armas nas mãos.

2009

11 de março: O jovem alemão Tim Kretschmer, 17, assassinou 15 pessoas em um tiroteio que começou no colégio em que estudava, em Winnenden (perto de Stuttgart).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página