Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2003 - 03h22

Explosão fere duas pessoas na Espanha

da Folha Online

Duas pessoas ficaram levemente feridas em uma explosão ocorrida na manhã de hoje na localidade de Estella, em Navarra, no norte da Espanha, anunciou a Rádio Nacional espanhola.

A explosão ocorreu às 6h (1h em Brasília), no prédio do Tribunal Municipal.

Segundo a imprensa local, um homem que disse falar em nome do grupo separatista basco ETA telefonou dez minutos antes da explosão para alertar sobre o atentado.

Na terça-feira (22), duas bombas explodiram no Hotel Residencia Bahia em Alicante e no hotel Nadal em Benidorm, a cerca de 400 km de Madri, ferindo 13 pessoas. As duas bombas explodiram em quartos do primeiro andar dos hotéis.

As autoridades espanholas suspeitam que o autor dos atentados de terça-feira é Jon Josefa Troitino, 23, filho de Domingo Troitino, ativista do ETA responsável pelo atentado no Hipercor de Barcelona, o mais mortífero cometido pela organização.

O Ministério do Interior espanhol publicou a fotografia de Jon Josefa Troitino como sendo o principal suspeito da explosão.

O presidente da Câmara de Valência, região onde se localizam os dois hotéis atacados, Juan Cotino, disse ontem que o jovem era "quase certamente" o autor dos atentados.

Segundo Cotino, "tudo indica" que Jon Josefa Troitino é o jovem que se apresentou nos dois hotéis de Benidorm e Alicante para alugar quartos, onde deixou as bombas.

Domingo Troitino foi condenado em 1989 a 794 anos de prisão pelo atentado do supermercado Hipercor de Barcelona, que fez 21 mortos em 1987.

O ETA se responsabilizou ou foi acusado por cerca de 800 mortes em mais de 30 anos de sua violenta luta pela criação de um Estado independente basco no norte da Espanha e sudoeste da França.

O grupo geralmente ataca hotéis durante o verão (do hemisfério Norte). O objetivo é prejudicar a indústria hoteleira espanhola.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página