Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2003 - 21h34

Exército argentino prende prefeito eleito Antonio Bussi

da France Presse, em Buenos Aires

O ex-repressor e prefeito eleito da cidade argentina de Tucumán (norte), Antonio Bussi, está preso no quartel-general do Exército, a pedido da Justiça espanhola, confirmaram hoje fontes judiciais. O filho do ex-repressor, o deputado de direita Ricardo Bussi, havia anunciado horas antes que seu pai estava à disposição da Justiça em Buenos Aires.

Bussi será apresentado amanhã a um juiz, para ser informado sobre os crimes de que é acusado, acrescentaram as fontes. Já somam 21 os presos hoje, sobre um total de 46 ex-repressores --um deles civil-- cuja prisão foi ordenada ontem pelo juiz argentino Rodolfo Canicoba Corral a pedido do colega espanhol Baltazar Garzón.

Antonio Bussi foi uma figura emblemática da chamada ''luta anti-subversiva'' na Província de Tucumán (norte), onde atuavam grupos guerrilheiros antes do golpe de Estado de 1976.

Governador nomeado de Tucumán durante a ditadura militar, com a volta da democracia Bussi fundou e liderou o partido de direita Força Republicana, com o qual conquistou o governo em 1995 e, recentemente, a prefeitura da capital provincial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página