Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2003 - 17h19

Papa pede mobilização contra avanço do ateísmo na Europa

da France Presse, em Castegandolfo (Itália)

O papa João Paulo 2º pediu este domingo uma mobilização dos católicos europeus para evitar o avanço do ateísmo e do agnosticismo na Europa.

"Um sentimento religioso vago e sem obrigações está se propagando pela Europa e pode preparar o caminho para o agnosticismo e o ateísmo", afirmou o papa antes da oração do Ângelus diante de quase 3.000 peregrinos em sua residência de verão em Castelgandolfo, perto de Roma, onde está desde o dia 10 de junho.

Reuters - 30.jul.2002
João Paulo 2º, 83, no Vaticano
Também lamentou a queda do número de fiéis nas igrejas e a falta de conhecimentos sobre a Bíblia, "pouco lida e estudada".

João Paulo 2º lamentou várias vezes a ausência de referências ao cristianismo no projeto de Constituição da União Européia (UE).

Os governantes de quatro países com forte presença católica da Europa --Itália, Espanha, Irlanda e Polônia-- se mobilizaram para tentar incluir a referência.

Silvio Berlusconi, chefe de governo italiano, que preside atualmente a UE, se comprometeu a fazer todo o possível para modificar nesse sentido a introdução do projeto de Constituição.

O papa apareceu em boa forma física hoje, na primeira oração do Ângelus, e não parecia incomodado com a onda de calor que afeta a Itália há algumas semanas.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página