Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2003 - 17h20

Discussão sobre homossexualidade pode dividir Igreja Anglicana

da Folha Online

Líderes da Igreja Episcopal dos EUA se reunirão nesta semana para discutir, entre outros temas, o papel de homossexuais na sua hierarquia e a aprovação de uniões gays, informou a agência Associated Press.

Delegados enviados à convenção nacional, que ocorrerá em Minneapolis (Estado de Minnesota), decidirão se aprovam a realização de cerimônias de bênção para uniões entre pessoas do mesmo sexo, além de confirmar a primeira eleição de um bispo assumidamente homossexual --Gene Robinson de New Hampshire.

A convenção começa na quarta-feira (30) e terá duração de 10 dias. A Igreja Episcopal tem 2,3 milhões de membros.

O resultado pode dividir os 77 milhões de membros, em todo o mundo, da comunidade anglicana, da qual a Igreja Episcopal dos EUA é membro. Uma assembléia de líderes anglicanos de 1998 aprovou uma resolução classificando a condição de gay como ''incompatível com a Escritura''.

A facção de americanos conservadores da igreja alertaram que, se for aprovada a eleição de Robinson ou a bênção para uniões entre gays, eles se alinharão com bispos da África, Ásia e América Latina que já se separaram de algumas dioceses que toleram a homossexualidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página