Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2003 - 15h37

Homossexuais italianos preparam manifestação contra o Vaticano

da France Presse, em Roma

Movimentos e associações de homossexuais italianos, entre elas a Arci Gay, anunciaram, ao lado do partido Radical, a realização amanhã de um protesto na Praça de São Pedro contra o novo documento do Vaticano que condena a legalização das uniões entre gays.

''O novo documento da Congregação para a Doutrina da Fé, que será divulgado oficialmente na quinta-feira [amanhã] pelo Vaticano, é um ataque aos direitos individuais e viola os mais elementares direitos civis e humanos, assim como as legislações dos Estados'', denuncia o Partido Radical italiano num comunicado.

O secretário do partido, Daniele Capezzone, e líderes do movimento gay apresentarão uma denúncia à Procuradoria da República de Roma contra os representantes do Estado da Cidade do Vaticano ''por intervenção nos assuntos internos italianos''.

Segundo Capezzone, o pedido do Vaticano para que os políticos católicos de todo o mundo se oponham às leis que regulamentam a união dos homossexuais, pode provocar fortes reações de rejeição e constitui um ''incentivo à violência''.

O Vaticano, num documento oficial que será divulgado também amanhã, é totalmente contrário às leis que protegem e garantem a união dos homossexuais e já se manifestou em diversas ocasiões contra sua adoção.

Vários países de maioria católica aprovaram leis que regulamentam a união entre os homossexuais, incluindo a França e algumas regiões autônomas da Espanha, o que preocupa a hierarquia da Igreja Católica.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página