Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2003 - 01h59

Curdos impedem envio de missão turca ao Iraque

da France Presse, em Londres

Dirigentes curdos negaram a autorização solicitada pelos norte-americanos para enviar 12 mil soldados turcos ao Iraque, para uma missão de manutenção da paz na cidade de Fallujah, 50 km a oeste de Bagdá, informou hoje em sua edição o jornal britânico "Financial Times".

Segundo o jornal, Adel Murad, chefe do escritório da União Patriótica do Curdistão (PUK), declarou que o pedido chegou semana passada através do general John Abizaid, chefe do comando central americano.

Adel Murad disse que qualquer entrada de militares turcos no Iraque atentaria contra o apoio curdo aos esforços americanos para formar um novo governo. O dirigente também advertiu que a medida pode provocar violência entre as forças turcas e os combatentes curdos.

Esta recusa dos curdos constitui um novo obstáculo para os americanos, que tentan agrupar tropas de outros países para aliviar sua tarefa no Iraque.

O pedido do general Abizaid é a prova mais concreta de que Turquia e Estados Unidos chegaram a um acordo de cooperação, diz o "Financial Times".

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página