Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2003 - 11h44

Incêndio atinge 3.600 hectares na Catalunha e mata 5 pessoas

da France Presse, em Madri

O fogo atingiu em dois dias 3.600 hectares (área equivalente a 4.320 campos de futebol) em Sant Llorenc Savall e Gallifa (Província de Barcelona, Catalunha), causando a morte de cinco pessoas, informaram hoje autoridades espanholas.

O primeiro-conselheiro (ministro) da Generalitat (governo autônomo catalão), Artur Mas, afirmou que, durante a noite de ontem, os bombeiros conseguiram o principal objetivo: impedir o aumento do perímetro de fogo na região.

No entanto, os dois incêndios continuam ativos desde domingo (10) nas localidades Sant Llorenc Savall e Gallifa, e os bombeiros da Generalitat alertaram hoje sobre o perigo dos dois focos se unirem, pois apenas cinco quilômetros os separam.

A ministra da Justiça e do Interior da Generalitat, Nuria de Gispert afirmou que em alguns ginásios esportivos há um total de 300 pessoas abrigadas, mas muitas das 900 pessoas retiradas de suas casas desde o início dos incêndios já voltaram.

As autópsias dos cinco falecidos no incêndio de Sant llorenc Savall foram concluídas na noite de ontem e, à espera dos resultados, a hipótese oficial é a de que Felip Fernández e sua família, as primeiras vítimas diretas dos incêndios florestais, morreram por asfixia ao tentar fugir das chamas que cercavam sua casa.

Mais de 30 mil hectares (área correspondente a 36 mil campos de futebol) de florestas foram queimados na Espanha desde o início do mês. O oeste e o sudoeste foram as regiões mais afetadas e, em particular, Extremadura, onde 15 mil hectares (área equivalente a 18 mil campos de futebol) foram destruídos pelas chamas.

Por outro lado, duas pessoas, homem em Zaragoza (norte) e uma mulher em Córdoba (sul), morreram por causa da onda de calor que atinge a Espanha, informou hoje o governo da região de Aragón.

Com estas mortes, sobe para 24 o número de pessoas vitimadas pelo calor na Espanha desde julho. Esta cifra não leva em conta as pessoas mortas por causa de doenças agravadas pela onda de calor.

De acordo com as previsões do Instituto Espanhol de Meteorologia, as temperaturas devem baixar a partir de quinta-feira (14), em 10ºC no nordeste e 4ºC a 5ºC no resto do país.

Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página