Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2009 - 11h42

Irlanda do Norte lamenta morte de Ted Kennedy, que participou de acordo de paz

Publicidade

da Folha Online

O governo da Irlanda do Norte e o grupo político saído do inativo IRA (Exército Republicano Irlandês, grupo terrorista católico) lamentaram a morte do senador Edward Kennedy, irmão do presidente JFK (1917-1963), que participou do acordo entre ambos os lados e, em 2007, endossou o governo de coalizão que finalizou o processo de paz no país.

Saiba mais sobre a vida de Ted Kennedy
Tragédia marca a trajetória dos Kennedy
Morte encerra saga da família na política
Veja imagens da carreira de Ted Kennedy

Reuters
Edward Kennedy com Jacqueline Kennedy Onassis, viúva de JFK, em imagem de 1986
Edward Kennedy com Jacqueline Kennedy Onassis, viúva de JFK, em imagem de 1986

"Está claro que ele [Ted] foi representante da comunidade americano-irlandesa unida e olhou com considerável interesse pelo processo de paz", afirmou Martin McGuinness, vice-ministro da Irlanda do Norte, e "número dois" do Sinn Féin, braço político do IRA, em um comunicado. "Edward Kennedy foi um oponente do conflito e foi muito franco em suas opiniões."

O clã Kennedy, o mais poderoso da política americana, possui uma relação próxima com a Irlanda. O bisavô de Ted Kennedy, Patrick Kennedy, emigrou daquele país em meados de 1840, e a irmã dele, Jean Kennedy Smith, foi embaixadora dos EUA de 1993 a 1998. Anos mais tarde, em 2007, Ted visitou Belfast para cumprimentar o governo de coalizão formado por McGuinness e o reverendo Ian Paisley, do Partido Democrático Unionista (DUP), em um episódio que o primeiro afirmou ter considerado "enormemente simbólico".

Gerry Adams, líder do mesmo Sinn Féin, também disse que a contribuição de Kennedy para o processo de paz no país foi "excepcional" e "significativa". "Serviu à população americana com coragem e compromisso durante quase 50 anos. Seu serviço à Irlanda durante o trabalho no processo de paz foi excepcional e contribuiu significativamente a seu progresso", disse.

Na Irlanda, o premiê, Brian Cowen, disse que Ted Kennedy foi um "grande amigo" do país e usou a sua "considerável influência no Parlamento mais poderoso do mundo para melhorar a ilha". "Nos bons e nos maus tempos, Ted Kennedy trabalhou valentemente pela paz na ilha", completou Cowen.

Cowen qualificou Ted Kennedy como uma das figuras mais talentosas da política americana e ressaltou que ele apoiou a Justiça e a paz no mundo todo. "Os EUA perderam um importante estadista e a Irlanda perdeu um verdadeiro amigo", acrescentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página