Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2003 - 19h22

Posse do presidente paraguaio terá presença de 95 delegações

da France Presse, em Assunção

Chefes de Estado de várias nações, entre eles o líder cubano Fidel Castro, e 95 delegações estrangeiras, estão sendo esperados na capital paraguaia para a cerimônia de posse do chefe de Estado eleito, Nicanor Duarte Frutos, que se tornará o 46° presidente da história do Paraguai na sexta-feira (15).

Cerca de 3.000 policiais e mil efetivos militares estão encarregados da proteção das personalidades que assistirão à cerimonia, ao ar livre, na esplanada do Congresso.

Duarte, um jornalista e advogado do Partido Colorado, de 46 anos --eleito no dia 27 de abril por 37% dos votos-- governará o país nos próximos cinco anos.

Substituirá Luis González Macchi, que ocupou o cargo a partir de 28 de março de 1999 depois da forçada renúncia de Raúl Cubas, em meio a uma crise aberta com o assassinato do vice-presidente Luis María Argaña.

González Macchi, então presidente do Senado, foi autorizado pelo Tribunal, numa questionada decisão, a completar o período de Cubas que acaba sexta-feira.

Confirmaram presença os presidentes Néstor Kirchner, da Argentina; Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil; Jorge Batlle, do Uruguai; Ricardo Lagos, do Chile; Gonzalo Sánchez de Lozada, da Bolívia; Lucio Gutiérrez, do Equador; Alvaro Uribe, da Colômbia; Hugo Chávez, da Venezuela e Alfonso Trujillo, da Guatemala.

Soma-se a eles Fidel Castro, o líder cubano, que ainda não confirmou a presença por motivos de segurança, segundo funcionários do governo do Paraguai.

Castro deve visitar a represa hidrelétrica paraguaio-brasileira Itaipu e as Cataratas do Iguaçu, em companhia do presidente venezuelano Hugo Chávez, no dia 16.

Também estarão na cerimônia de posse de Duarte a vice-presidente de Taiwan, Annete Lu, e o Príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola.

Segundo pesquisa publicada hoje pelo jornal de oposição ''ABC'', o de maior tiragem do país, a expectativa da população de 6 milhões de habitantes para com o novo governo é extremamente positiva; 65% das pessoas ouvidas, num total de 1.200, acredita que com o próximo presidente o país estará melhor.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página