Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2003 - 16h47

Al Jazira divulga carta manuscrita atribuída a Saddam Hussein

da France Presse, em Dubai
da Folha Online

A rede de televisão Al Jazira, do Qatar, divulgou hoje uma carta manuscrita atribuída ao ex-presidente iraquiano Saddam Hussein em que ele pede aos xiitas que promovam a ''jihad'' (guerra santa) contra os ocupantes ''americanos e britânicos''.

Na carta, Saddam elogia as posições do aiatolá Ali al Sistani, uma das mais altas autoridades xiitas no Iraque, e da escola religiosa de Hawza, em Najaf, um dos centros de poder ideológico dos xiitas no Iraque.

Segundo o documento, o ex-presidente diz que as posições de Sistani e da Hawza são ''importantes para a 'jihad' dos iraquianos'', ressaltando, no entanto, que a ''Hawza não pediu até agora uma 'jihad' para se opor à ocupação''.

No documento, Saddam pede que a Hawza ''proclame a 'jihad' para que todo o povo iraquiano se una contra a ocupação''.

Além disso, o ex-líder iraquiano respondeu a perguntas enviadas por escrito por um jornalista sobre as declarações do primeiro presidente do Conselho de Governo de Transição iraquiano, Ibrahim al Jaafari, e a postura do aiatolá Ali Sistani frente este conselho.

''Sayed Sistani tem toda nossa consideração'', diz Saddam.

No final de junho, Sistani promulgou um decreto religioso (fatwa) no qual manifestava oposição a que um organismo designado pelas forças de ocupação redigisse uma nova Constituição, e estimou que antes deveriam ser realizadas eleições gerais.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página