Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2003 - 03h15

Fidel Castro comemora aniversário em formatura de médicos em Havana

da France Presse, em Havana

O presidente de Cuba, Fidel Castro, participou ontem da formatura de profissionais da área de saúde em Havana, no dia em que completou 77 anos.

Os 3.995 novos médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde, incluindo 247 estrangeiros, cantaram "Feliz Aniversário" para o líder cubano, na cerimônia de formatura realizada no teatro Karl Marx de Havana.

Castro agradeceu o gesto, mas dedicou seu discurso de uma hora e meia aos benefícios do sistema socialista vigente em Cuba há 44 anos, sem fazer qualquer referência a seu aniversário.

A data, que todo ano é lembrada discretamente, foi comemorada de forma pouco habitual ontem, com a imprensa cubana publicando cartas, caricaturas e até anunciando as atividades em homenagem ao líder.

A primeira homenagem foi realizada pela TV cubana, transmitindo de Santo Domingo, após a vitória de Cuba sobre os Estados Unidos no beisebol pan-americano. Os jogadores cubanos cantaram parabéns para o presidente no campo do estádio Quisqueya.

Em Havana, centenas de jovens acompanharam a partida em um telão colocado na praça José Martí e após a vitória cubana, comemoraram o resultado e o aniversário de Castro com um show artístico.

No primeiro minuto de ontem, a TV estatal exibiu a seguinte mensagem em letras vermelhas: "Muitas felicidades, comandante".

Desde a manhã, as principais emissoras de rádio da ilha, como a rádio Rebelde, dedicaram programas ao presidente e informaram as atividades previstas para comemorar a data.

O diário oficial "Granma" publicou um artigo de Armando Hart Dávalos, dirigente histórico da revolução cubana, que diz que Castro "representa uma tradição revolucionária, política, social e cultural que não é só patrimônio de Cuba, mas de toda a América".

Os festejos incluíram a celebração de aniversários coletivos de crianças em diversos parques do país e nos clubes juvenis de computação por toda a ilha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página