Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2003 - 12h23

Luz volta lentamente aos EUA e ao Canadá após apagão

da Folha Online

A energia elétrica volta lentamente a cidades do leste dos Estados Unidos e do Canadá, enquanto continua sem explicações a causa do apagão que afetou cerca de 50 milhões de pessoas.

Em Nova York, o metrô não funciona, os semáforos continuam apagados e muitas pessoas não foram trabalhar, seguindo a recomendação das autoridades, que prometeram que a luz voltará à cidade antes do anoitecer.

O fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido para mais de um terço dos nova-iorquinos, informou um porta-voz da companhia Consolidated Edison, que atende aos cinco distritos da cidade e ao Condado de Westchester.

Até o momento, a energia elétrica voltou a ser fornecida para toda Staten Island e parte dos outros quatro distritos da cidade: Bronx, Brooklyn, Queens e Manhattan. Também foi restabelecida em partes de Westchester.

Pelo menos uma pessoa morreu e um bombeiro ficou gravemente ferido durante o apagão em Nova York, onde houve 60 incêndios graves causados por velas durante a tarde e a noite de ontem, disse o prefeito Michael Bloomberg.

Segundo Bloomberg, o morto tinha cerca de 40 anos e sofreu um ataque cardíaco durante um dos incêndios.

O prefeito sugeriu que os nova-iorquinos tirem folga hoje para aliviar o trânsito e facilitar as tarefas de restabelecimento da normalidade. "O mundo continuará girando e, na segunda-feira, vocês poderão retomar o que não puderam fazer hoje", afirmou.

Os bombeiros de Nova York atenderam mais de 5.000 pedidos de socorro entre a tarde e a noite de ontem, acrescentou o prefeito.

Canadá

O fornecimento de energia elétrica está sendo restabelecido aos poucos hoje em Toronto e Ottawa, as duas cidades canadenses afetadas pelo blecaute de ontem, nas quais também foram registrados alguns saques, que levaram à prisão de 40 pessoas, informou a polícia.

Em Toronto, capital financeira do Canadá, onde vivem cerca de 4 milhões de pessoas, "houve 38 prisões relacionadas com o apagão", declarou o oficial Mike Hayles, porta-voz da polícia da cidade. Segundo ele, a maioria destas pessoas foi detida por estar relacionada com roubos e saques a estabelecimentos comerciais.

Em Ottawa, houve duas prisões em uma noite em que os policiais constataram 115 alarmes disparados, 26 deles em estabelecimentos comerciais, segundo Leo Janveau, um porta-voz da Polícia. Houve 22 roubos, acrescentou.

Acusações

As causas do blecaute que atingiu ontem boa parte do nordeste dos Estados Unidos e o sudeste do Canadá ainda não são conhecidas hoje, enquanto a energia elétrica começa lentamente a voltar às áreas afetadas. De Detroit (EUA) a Ottawa (Canadá), mais de 15 milhões de pessoas ainda estão sem eletricidade.

Autoridades dos Estados Unidos e do Canadá trocaram acusações sobre a origem do blecaute que atingiu cidades dos dois países ontem. Hoje, Bloomberg disse que o apagão teve origem no Canadá. Ontem, Heather Blunner, porta-voz do Ministério canadense da Defesa, afirmou que o blecaute teria sido causado por um raio que caiu na central elétrica americana na região de Niagara.

"Parece que o acontecimento foi produzido no Canadá, e que eles [canadenses] não fizeram, provavelmente, o necessário para evitar que a rede de Nova York fosse forçada a prover energia suplementar", afirmou Bloomberg.

"Esta demanda adicional à rede de Nova York --que é parte de um acordo [entre EUA e Canadá] para que possamos obter eletricidade da parte deles quando necessitamos-- evidentemente não funcionou, é uma das coisas que vamos examinar quando a eletricidade for restabelecida", acrescentou.

"O distúrbio parece ter sido causado pela perda de várias linhas de transmissão [de energia] importantes no nordeste dos EUA, mas investigações e coleta de dados continuam", informou uma declaração do grupo privado North American Electric Reliability Council, segundo a rede de TV CNN.

William Edwards, presidente da central elétrica americana na região de Niagara disse não haver evidências de que um raio tenha interrompido a atividade da empresa, como afirmaram autoridades canadenses. "Não sabemos a causa da interrupção [do fornecimento de energia]", disse ele.

O FBI (polícia federal dos EUA) disse estar "quase convencido" de que o blecaute foi causado por questões técnicas relacionadas à rede elétrica.

Com agências internacionais

Leia mais
  • EUA e Canadá trocam acusações sobre origem de apagão
  • Nova York registra 1 morto e 60 incêndios durante apagão
  • Blecaute revela rede de energia obsoleta, dizem especialistas
  • Veja as principais cidades afetadas pelo blecaute nos EUA e Canadá

    Especial
  • Veja galeria de fotos do blecaute nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página