Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2003 - 09h20

Saiba mais sobre o ex-ditador ugandense Idi Amin Dada

da Folha Online

O ex-ditador ugandense Idi Amin Dada, morto hoje aos 78 anos, dirigiu durante oito anos (1971-79) um regime brutal, que deixou um país arruinado e centenas de milhares de pessoas assassinadas.

Apelidado de "Bug Daddy", ganhou a reputação de ser uma pessoa perigosa e imprevisível, que extraiu das humilhações de sua infância a justificação de seu temperamento megalômano, vingativo e violento.

Arquivo Reuters
Idi Amin Dada, ex-ditador de Uganda
Amin Dada nasceu em 1925 nas margens do Nilo, em um tribo minoritária muçulmana, os Kakwas. Alistado no Exército britânico, impressionou com seu 1,90 metro de altura, seus 110 kg e sua habilidade pugilística, que o converteram em campeão de boxe na categoria peso pesado de seu país (1951-60).

Ajudante de cozinheiro do regimento britânico "King's African Rifles", se tornou oficial após a independência de Uganda (1962) e em 1966 o presidente Milton Obote o nomeou chefe do Exército, um trampolim ideal para conquistar o poder.

Em 1971, Amin Dada derrubou Obote. Depois de alguns meses de moderação, iniciou rapidamente a arbitrariedade como estilo de governo.

Ordenou assassinatos em massa e aprisionou os opositores. Dizimou as tribos hostis e instaurou pelotões de execução. Estima-se que entre 100 mil e 300 mil ugandenses tenham sido torturados e mortos durante o regime do ex-ditador, que costumava jogar os corpos no rio Nilo. Dezenas de milhares de refugiados fugiram do país.

Em abril de 1979, foi derrocado pelos rebeldes ugandenses no exílio, armados pelo presidente da Tanzânia, Julius Nyerere.

Amin Dada abandonou então o país e fugiu para a Líbia, mas teve de buscar um novo refúgio quando o ditador líbio Muammar Gaddafi o expulsou do país.

Finalmente obteve asilo em Jeddah (Arábia Saudita), em frente ao mar Vermelho, onde se beneficiou da solidariedade muçulmana e onde terminou tranquilamente seus dias, rodeado por metade de seus 50 filhos.

Amin Dada nunca enfrentou nenhuma ação judicial.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Morre o ex-ditador ugandense Idi Amin Dada
  • Veja cronologia da ditadura de Idi Amin Dada
  • Leia frases do ex-ditador ugandense Idi Amin Dada
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página