Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2009 - 13h18

México emite alerta com a aproximação do furacão Jimena

Publicidade

da Folha Online

O governo do México emitiu nesta segunda-feira um alerta na região da península da Baixa Califórnia diante da aproximação do furacão Jimena, de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, o que indica um fenômeno extremamente perigoso que pode causar danos devastadores se chegarem à terra.

Na manhã desta segunda-feira, o governo agravou o nível de alerta para a região de Bahia Magdalena, na costa oeste de Punta Abreojos, e norte de San Evaristo a Mulege, na costa leste.

NOAA/AP
Imagem de satélite mostra Jimena, de categoria 4, próximo à costa do México; furacão pode atingir Baja California nesta terça-feira
Imagem de satélite mostra Jimena, de categoria 4, próximo à costa do México; furacão pode atingir Baja California nesta terça-feira

O National Hurricane Center aconselha ainda os moradores da península e do oeste do país a monitorar a evolução do Jimena. Segundo meteorologistas, o furacão pode atingir a localidade na noite desta terça-feira.

No início da manhã desta segunda-feira, o furacão mantinha ventos máximos sustentados de 230 km/h e se movimentava para nordeste a 13 km/h.

Ao menos 10 mil famílias foram retiradas de regiões com potencial para inundações, disse Francisco Cota, diretor local de Proteção Civil. Ele afirmou que 60 abrigos foram construídos.

Delegados de todo o mundo já começaram a chegar para uma conferência patrocinada pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), que será realizada nesta terça-feira e na quarta-feira em Cabo Los Cabos, na ponta sul da península.

Nicolas Bray, o chefe de mídia da organização, disse que não há planos para adiar ou cancelar o encontro por causa do furacão.

O Jimena causou grandes ondas e fortes ventos que arrancaram árvores na cidade de Zihuatanejo, na costa ocidental mexicana.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página