Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2003 - 23h30

Bush declara emergência em NY mais de uma semana após apagão

da France Presse, em Washington

O presidente americano, George W. Bush, declarou hoje emergência no Estado de Nova York, mais de uma semana depois do apagão que atingiu o nordeste do país e parte do Canadá, para liberar auxílio federal.

A ajuda será destinada ao Estado de Nova York, cuja capital, de mesmo nome, foi bastante afetada durante o blecaute. Entre os dias 14 e 16 de agosto, cerca de 50 milhões de pessoas ficaram sem luz.

Bush autorizou a Agência Estatal de Manutenção de Emergências (Fema) a entregar fundos ao Estado para melhorar a capacidade de resposta local e estatal em caso de problemas como este, e para reduzir o risco deles se repetirem.

O sistema de distribuição de energia elétrica no nordeste dos Estados Unidos e na Província canadense de Ontário teve problemas em 14 de agosto, deixando a região no escuro, pessoas presas no metrô e nos elevadores. O trânsito ficou um caos na cidade de Nova York.

Pensilvânia

Bush declarou também estado de calamidade na Pensilvânia e ordenou o envio de ajuda financeira para atenuar os efeitos das tempestades e inundações que atingiram o Estado no mês passado.

Os fundos serão para reformar ou reconstruir infra-estruturas nos condados de Crawford, Forest, McKean, Mercer, Venango e Warren.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página