Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2003 - 11h11

Papa demonstra cansaço em oração e fala sobre Constituição Européia

Publicidade

da France Presse, em Castelo Gandolfo (Itália)

O papa João Paulo 2º fez hoje um novo apelo para que o cristianismo seja mencionado na Constituição Européia, durante a oração dominical de Angelus, em sua residência de veraneio no Castelo Gandolfo, cerca de 30 km ao sudeste de Roma.

Durante a oração, o papa demonstrou muito cansaço e foi obrigado a interromper a leitura várias vezes.

"A Igreja Católica está convencida de que o Evangelho de Cristo constituiu um elemento unificador dos povos europeus através dos séculos e continua sendo uma fonte inesgotável de espiritualidade e fraternidade", disse o Sumo Pontífice.

Desde o verão (do hemisfério Norte), praticamente todas as semanas o papa renova seu apelo para que o preâmbulo da futura constituição européia seja modificado e faça referência à herança cristã da Europa.

"Registrar isso é uma vantagem para todos, e o reconhecimento explícito no tratado [constitucional da União Européia] das raízes cristãs da Europa será a principal garantia de futuro para o continente", afirmou.

O texto apresentado pelo presidente da Convenção Européia, Valéry Giscard d'Estaing, menciona "a herança cultural, religiosa e humanista", sem referência direta ao cristianismo. O texto deve ser concluído e assinado em uma conferência que acontecerá em outubro, em Roma.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página