Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2003 - 13h05

Bombas matam três e ferem 20 na Rússia, diz governo

da Folha Online

Uma série de explosões de bombas atingiu o sul da Rússia hoje, matando três pessoas e ferindo mais de 20, disse Vitaly Tushev, funcionário do escritório do Ministério de Situações de Emergência russo na cidade de Krasnodar .

As explosões ocorreram perto de duas lanchonetes e de um ponto de ônibus de Krasnodar, na região do Cáucaso, cerca de 1.200 quilômetros ao sul da capital Moscou, disse Tushev.

Tushev afirmou que o tipo de explosivo usado e a causa do ataque ainda não são conhecidos, acrescentando que uma investigação foi iniciada e a polícia elevou seu nível de alerta de segurança.

Outro funcionário do ministério, Alexander Lemeshev, disse que uma das vítimas morreu instantaneamente e as outras duas no hospital. Ele disse que 23 pessoas foram feridas e 18 delas estão hospitalizadas. Antes, autoridades tinham informado um número menor de feridos.

Parada de ônibus

Os agressores usaram dispositivos contendo cerca de 200 gramas do explosivo TNT, que foram colocados em paradas de ônibus, disse Lemeshev. Ele acrescentou que os ataques pareciam estar ligados a uma disputa entre dois grupos criminosos locais.

As duas autoridades afirmaram que não foi excluída a possibilidade de tratar-se de um atentado terrorista. A Rússia tem sido atingida por atentados a bomba e outros ataques que o governo costuma atribuir a rebeldes tchetchenos.

Tchetchênia

Dois soldados russos foram mortos a tiros hoje após um ataque em um mercado central de Grozny, capital da república independentista da Tchetchênia, segundo uma autoridade russa que pediu anonimato.

Um terceiro soldado morreu e outros sete ficaram feridos quando rebeldes atacaram um comboio federal na região tchetchena de Nozhai-Yurt, perto da fronteira com o Daguestão, acrescentou a autoridade.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página