Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2009 - 07h39

Rússia pede avaliação minuciosa de proposta de diálogo nuclear do Irã

Publicidade

da France Presse, em Moscou (Rússia)
da Folha Online

As propostas apresentadas nesta quarta-feira (9) pelo Irã para uma retomada das negociações sobre seu programa nuclear precisam ser avaliadas por especialistas, destacou nesta quinta-feira o porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Andrei Nesterenko.

"Contêm uma grande quantidade de argumentos que precisam ser avaliados por especialistas", declarou Nesterenko à imprensa.

O Irã entregou nesta quarta-feira aos ministros da Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, assim como à embaixadora da Suíça, que representa os interesses americanos no Irã, um exemplar das novas propostas iranianas para retomar o debate sobre seu programa nuclear.

A nova proposta chega em um momento no qual as potências ocidentais --lideradas pelos Estados Unidos-- renovam a pressão para que Teerã interrompa de vez seu programa nuclear. O Ocidente afirma que o programa tem como objetivo a produção de armas nucleares, acusação que Teerã nega.

Críticos questionam se haverá efetivamente novidade na proposta iraniana já que o presidente Mahmoud Ahmadinejad rejeitou na segunda-feira passada (7) negociação sobre as questões centrais do debate e minimizou possíveis sanções contra o país.

Ahmadinejad afirmou que o Irã está propondo negociações sobre uma série de "desafios globais", mas o único tema nuclear que está disposto a negociar é um mecanismo para garantir o uso global de energia nuclear pacífica, promover o desarmamento e acabar com a proliferação nuclear.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página