Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2003 - 08h10

Correria mata 39 e fere 125 em festival hindu na Índia, diz prefeito

Publicidade

da Folha Online

O colapso de uma barricada de proteção provocou a correria de milhares de pessoas durante um festival religioso hoje no oeste da Índia, deixando 39 mortos e 125 feridos, disseram autoridades.

O incidente ocorreu quando mais de 1 milhão de peregrinos hindus se reuniam em um festival de banho religioso no rio Godavari, nas cercanias da cidade de Nasik, cerca de 175 km a nordeste de Bombaim.

Roy Madhur/Reuters
Tumulto durante festival religioso na Índa causa a morte de 39 pessoas e fere outras 125
O prefeito de Nasik, Dashrath Patil, afirmou que 39 pessoas morreram pisoteadas e 125 ficaram feridas. Dois dos feridos eram policiais, segundo Patil.

Os feridos foram levados a hospitais de Nasik em ambulâncias e carros de polícia.

"Havia cerca de 50 mil pessoas atrás de uma barricada de proteção, e elas estavam empurrando. A barricada de repente quebrou e elas simplesmente caíram", disse Chhagan Bhujbal, vice-governador de Maharashtra.

"Pessoas do fundo começaram a pisar nas da frente e foi assim que ocorreu a correria", declarou Bhujbal. "Foi um acidente trágico."

Depois da correria, dezenas de milhares de peregrinos continuaram rezando na área do festival, que ocupa dezenas de hectares.

Milhões de peregrinos

O festival Kumbh Mela ocorre a cada 12 anos, que ocorre durante o alinhamento de Sol e Júpiter. Enquanto o principal festival acontece perto da cidade de Allahabad, o festival de Nasik é um dos "mini-Kumbhs" que ocorrem com mais frequência.

Correrias são comuns nos principais festivais religiosos hindus, que chegam a atrair milhões de peregrinos.

Em 1999, 51 peregrinos morreram depois que uma correria provocou um deslizamento em um templo hindu no sul da Índia. A correria ocorreu quando um cordão de proteção se rompeu.

Em 1986, 50 pessoas morreram em uma correria na cidade de Haridwar. Em 1954, cerca de 800 peregrinos morreram durante o Kumbh Mela em Allahabad.

O rio Godavari é considerado sagrado pelos hindus, que acreditam que podem ser perdoados dos pecados ao se banhar no local em dias especiais e festivais.

Autoridades estimam que cerca de 60 milhões de pessoas participam do festival, de 30 de julho a 1º de setembro.

A polícia em Nasik declarou que entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de pessoas participavam do festival hoje.

O incidente ocorreu na mesma semana em que dois carros-bomba explodiram em Bombaim, capital do Estado de Maharashtra, deixando 51 mortos. Autoridades acusam militantes islâmicos pelos atentados de segunda-feira (25).

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página