Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2003 - 07h27

Hamas rejeita apelo de Arafat para reiniciar trégua

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

O grupo extremista palestino Hamas recusou o apelo feito ontem pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Iasser Arafat, para reiniciar a trégua nos ataques contra Israel, afirmou um de seus dirigentes em Gaza hoje.

"O Hamas rejeita o apelo [de Arafat] para reiniciar a trégua, pois os ocupantes sionistas a torpedearam com seus assassinatos de mulheres, de crianças e de dirigentes políticos", declarou Abdel Aziz Rantisi, um dos líderes do grupo.

Ontem, Arafat pediu aos grupos extremistas palestinos que renovem a trégua nos ataques contra Israel, rompida na semana passada após o reinício da violência.

Arafat pediu a todos os grupos e movimentos que se comprometam a respeitar um cessar-fogo para dar uma oportunidade aos esforços de paz internacionais para aplicar o plano internacional de solução do conflito israelo-palestino.

Os grupos extremistas palestinos, incluindo Hamas e Jihad Islâmico, informaram na última sexta-feira (22) que estavam suspendendo uma trégua unilateral de três meses proclamada no dia 29 de junho.

Os dois grupos puseram fim à trégua depois que Israel matou um dirigente do Hamas, Ismail Abu Chanab, em um ataque em Gaza.

Israel alega ter lançado o ataque em represália pelo atentado suicida reivindicado por Hamas e Jihad Islâmico no dia 19 de agosto contra um ônibus em Jerusalém, que causou 21 mortos e 130 feridos.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página