Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2003 - 21h18

Comissão peruana sobre conflito armado recolheu 17 mil depoimentos

Publicidade

da France Presse, em Lima

A Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR), que funciona há 22 meses no Peru, recebeu 16.885 depoimentos de vítimas da violência política no país nas últimas décadas e dos responsáveis por essa violência.

Segue uma lista dos trabalhos realizados pela CVR neste período, apresentada hoje pela comissão:

- Audiências públicas para levantamento de depoimentos: 8 (Ayacucho, Huanta, Huancayo, Abancay, Huancavelica, Lima, Trujillo e Tingo María). Público: 9.900 pessoas e 431 testemunhas. Número de casos analisados: 318.

- Cobertura geográfica: Equipes técnicas da comissão visitaram 509 distritos e 129 Províncias, no total de 25 Departamentos peruanos. Número de depoimentos recolhidos: 16.885.

- Audiências temáticas: 6 (temas debatidos: legislação antiterrorista e violação das leis, violência política e crimes contra a mulher, violência política e comunidade universitária, violência política e comunidade educativa, violência política e deslocamento forçado.

- Diálogos entre a população civil e representantes da sociedade para discutir o trabalho da CVR: 15.

- Assembléias públicas: 7 (Chumbivilcas, Cusco, Cajatambo, Pucallpa, Tarapoto, Huánuco e Chungui).

- Audiência de balanço da violência política e comitês de autodefesa: 1

- Sessões institucionais com os partidos de esquerda, Ação Popular (centro), Partido Popular Cristiano (centro-direita), Partido Aprista Peruano (social-democrata).

- Reunião entre líderes presos do Sendero Luminoso (SL, maoísta) e do Movimento Revolucionário Túpac Amaru (MRTA) para levantamento de seus compromissos.

Violência entre 1980-2000

- Exumação de 79 corpos encontrados em trabalhos realizados pela CVR, com participação da Defesa do Povo, do Ministério Público e da Coordenadora Nacional dos Direitos Humano. Do total, 7 foram desenterrados em Totos, 8 em Chuschi e 64 em Lucanamarca

- Vítimas por Departamentos: 39% em Ayacucho, 13% em Huánuco, 10% em Junín, 8% em Lima, 7% em San Martín, 3% em Apurímac

- Fotos encontradas e arquivadas num banco de imagens: 1.700

- Exposições fotográficas em quatro das regiões mais atingidas pela violência: 4
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página