Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2003 - 13h14

Rebeldes tchetchenos matam 15 soldados russos, diz governo

Publicidade

da Folha Online

Quinze soldados russos morreram nas últimas 24 horas devido a ataques de rebeldes tchetchenos, segundo informações de um oficial do governo russo-tchetcheno que falou sob condição de anonimato.

Segundo a fonte, cinco soldados morreram quando um posto militar russo foi atacado com tiros. Outros dez caíram em uma emboscada e um dos solados acabou detonando acidentalmente uma armadilha explosiva.

Em respostas, a artilharia russa bombardeou quatro setores suspeitos de abrigar postos dos rebeldes tchetchenos, de acordo com o oficial.

Essas ações possuem as mesmas características das que fazem parte dos quatro anos do conflito russo-tchetcheno.

Os conflitos entre russos e tchetchenos, o segundo desde a última década, começaram em setembro de 1999 quando forças russas iniciaram uma nova ofensiva militar contra a Tchechênia, considerada uma república rebelde, alegando que a Província abrigaria rebeldes islâmicos que pretendiam estabelecer uma República fundamentalista no Daguestão, região vizinha à Tchechênia.

Segundo o governo da Rússia, os rebeldes seriam os responsáveis pelos atentados terroristas que deixaram quase 300 mortos em 1999.

Antes disso, em dezembro de 1994 a Rússia desencadeou a guerra contra a República independentista da Tchechênia. O conflito durou 21 meses, deixou milhares de mortos e terminou com a retirada dos russos. A Tchetchênia, que faz parte do território russo, passou a gozar de ampla autonomia

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página