Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2003 - 17h04

Combates matam 12 guerrilheiros na Colômbia, diz Exército

Publicidade

da France Presse, em Bogotá
da Folha Online

Doze guerrilheiros morreram em combates com o Exército no nordeste da Colômbia. Além disso, as tropas militares encontraram uma vala comum com os corpos de outros oito rebeldes, informou hoje o general Luis Eduardo Morales.

Morales, comandante da segunda divisão do Exército, disse que os combates aconteceram na área rural do município de Abrego, Departamento (Estado) de Norte de Santander (fronteira com a Venezuela).

O oficial disse que 12 rebeldes foram mortos pelas unidades militares, e que seis acampamentos com capacidade para cem guerrilheiros cada foram desmantelados.

Morales acrescentou que em um dos acampamentos os militares encontraram uma vala comum com os corpos de oito rebeldes mortos em combate.

O general também disse que os oficiais encontraram dez laboratórios para o processamento de drogas ilícitas na região e apreenderam quase 200 quilos de coca (matéria-prima da cocaína).

O militar não informou a que guerrilha pertenciam os militares. As principais guerrilhas da Colômbia são as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, maior guerrilha do país, com cerca de 17 mil membros) e o ELN (Exército de Libertação Nacional, segunda maior guerrilha da Colômbia, com 4.500 membros).

Cerca de 3.500 colombianos morrem a cada a ano em decorrência do conflito armado --envolvendo forças do governo, guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e traficantes-- que atinge o país há décadas.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página