Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2003 - 10h40

Partido Popular espanhol elege Rajoy como candidato para 2004

Publicidade

Da France Presse, em Madri

O Partido Popular (PP, direita, no poder na Espanha desde 1996) elegeu com maioria, hoje, Mariano Rajoy como seu candidato nas eleições legislativas de março de 2004.

Os 504 membros da junta diretora nacional do PP, reunidos em um hotel em Madri, ratificaram por 503 votos o sucessor escolhido por José María Aznar, que, em diversas ocasiões, anunciou que no próximo ano não será candidato à reeleição.

Como exemplo da unidade partidária do PP, a nomeação de Rajoy, 48, como seu candidato nas eleições do próximo ano foi apoiada por 99,8% da junta diretora, cuja votação foi secreta, um resultado melhor que o de Aznar quando foi reeleito em 2002 por 99,6% dos votos. Houve apenas um voto em branco.

Em seu primeiro pronunciamento após ser proclamado candidato do partido e possível sucessor de Aznar no poder, Rajoy não quis de imediato "traçar um programa", mas na lista de prioridades de sua campanha eleitoral citou o terrorismo, "o problema mais importante para a sociedade espanhola e basca".

Seu primeiro deslocamento esta semana como candidato do PP será justamente ao País Basco (Norte da Espanha).

Minutos antes, Aznar foi encarregado de anunciar aos presentes e aos meios de comunicação, que transmitiam ao vivo a reunião, a designação oficial de Rajoy.

"Para não haver dúvidas, fica proclamado Mariano Rajoy como candidato à presidência do Governo nas eleições de 2004", afirmou Aznar, 50, depois de o ainda número dois de seu Executivo ser aplaudido de pé por seus correligionários durante vários minutos.

Rajoy deixará esta semana suas funções no governo como primeiro vice-presidente e porta-voz para dedicar-se plenamente a uma batalha legislativa que se anuncia difícil, após oito anos de governo conservador na Espanha.

Seu principal adversário nas eleições de 2004 será o secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, oposição), José Luis Rodríguez Zapatero, 42.

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página