Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2003 - 19h27

Bremer afirma que novo governo iraquiano terá poderes reais

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

O administrador americano no Iraque, Paul Bremer, afirmou hoje que o primeiro governo do país após a queda de Saddam Hussein terá o controle real dos assuntos de governo, apesar do poder de decisão pertencer, em última instância, às potências ocupantes (EUA e Reino Unido). O novo governo tomará posse amanhã.

"Continuarão existindo os conselheiros [da coalizão anglo-americana] nos ministérios, mas os ministros serão responsáveis pela gestão de suas pastas. Os temas do dia-a-dia do governo ficarão em suas mãos", declarou Bremer durante uma entrevista coletiva em Bagdá.

"Não vamos abrir mão da autoridade, mas vamos transferir o poder aos novos ministros. Isto constitui um passo muito importante em direção a um governo iraquiano plenamente soberano", acrescentou o administrador americano.

O Conselho de Governo Iraquiano, criado sob a supervisão dos Estados Unidos, nomeou ontem os 25 ministros do novo governo, o primeiro desde a queda de Saddam Hussein, em abril.

O gabinete, que não possui um primeiro-ministro, terá que prestar contas ao Conselho de Governo Iraquiano. Bremer manterá sua função.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página