Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2003 - 07h33

Ocupação do Iraque é insustentável a longo prazo, diz Congresso

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos não poderão manter o atual nível de ocupação militar no Iraque sem aumentar seu contingente total, suspender outras missões no exterior ou modificar as regras de rotação de tropas, adverte um relatório do Congresso que será divulgado hoje.

O informe, que foi elaborado pelo birô de orçamento do Congresso dos EUA, destaca que se for respeitada a política de não manter os soldados em zona de guerra no exterior por mais de um ano, o Exército americano "não conseguirá" sustentar seu atual contingente no Iraque "além de março de 2004".

No momento, mais de 180 mil militares americanos estão estacionados no Iraque e nos países vizinhos, segundo o relatório.

Estimativa

Segundo o informe, os Estados Unidos só poderão manter por tempo indefinido no Iraque um contingente com entre 38 mil e 64 mil homens. A estimativa menor considera apenas o pessoal disponível no serviço ativo, enquanto a maior inclui algumas unidades da reserva.

A manutenção do atual contingente americano no Iraque teria um custo anual em torno de US$ 12 bilhões, de acordo com o relatório.

Para enfrentar o problema, o Pentágono poderia recorrer a efetivos da Marinha, Guarda Nacional e unidades especiais, com o que conseguiria manter um contingente de até 106 mil homens, mas tal recurso elevaria o custo anual a US$ 19 bilhões, segundo o informe.

Leia mais
  • Casa noturna chama polícia por causa de alemã de 80 anos
  • Alemão esquece mala em cima do carro e faz "chover" dinheiro
  • Cinco argelinos são encontrados mortos no Saara, diz jornal
  • Arafat diz que plano de paz está morto e acusa Israel


    Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página