Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2009 - 11h34

Caminho para a paz no Oriente Médio está bloqueado, diz Autoridade Palestina

Publicidade

da France Presse, no Cairo (Egito)

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, comentou neste sábado que o fracasso da missão do enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, George Mitchell, significa que a retomada das negociações de paz com Israel está muito distante.

"O caminho está bloqueado agora", afirmou Abbas, depois de um encontro com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, no Cairo.

Mitchell, que viajou para Israel com o objetivo de negociar uma solução para os assentamentos judaicos na Cisjordânia, deixou o país nesta sexta-feira (18) sem resultados concretos, após ter passado o dia em contato com Abbas e com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu.

Ele havia se reunido com ambos no início da semana.

Para Abbas, cabe agora a Israel limpar o caminho para as negociações de paz. Além disso, indicou que Mitchell deve retornar à região na próxima semana para retomar as negociações, depois da Assembleia Geral da ONU.

"[Mitchell] não tem mais o que fazer em relação aos lados ocidental ou palestino, porque estamos cumprindo com nossos deveres. O foco deve estar no lado israelense", afirmou.

O enviado americano tentava negociar um compromisso acerca da delicada questão dos assentamentos, para então organizar uma reunião tripartite entre Netanyahu, Abbas e o presidente americano, Barack Obama, à margem da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

As negociações de paz estão paralisadas desde dezembro de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página