Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2003 - 08h07

EUA congelam bens de membros do Jemaah Islamiyah

Publicidade

da agência Lusa
da Folha Online

Os Estados Unidos anunciaram hoje o congelamento dos bens de dez pessoas consideradas membros do Jemaah Islamiyah [grupo extremista islâmico acusado de manter contatos em outros países do Sudeste Asiático e de ter ligação com a rede terrorista Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden].

Esta medida constitui "mais um passo importante nos esforços em curso da comunidade internacional para eliminar as possibilidades do Jemaah Islamiyah cometer atos terroristas no sudeste da Ásia", anunciou o secretário do Tesouro norte-americano, John Snow, em comunicado distribuído em Washington.

A decisão foi tomada após John Snow ter regressado aos Estados Unidos, depois de ter participado em Phuket, Tailândia, na reunião de 21 ministros das Finanças do fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC).

As dez pessoas, cujos bens foram congelados, são consideradas integrantes do núcleo duro da Jemaah Islamiyah, e teriam trabalhado na concretização de objetivos terroristas da Al Qaeda no sudeste asiático, segundo o comunicado do secretário do Tesouro norte- americano.

UE

Hoje e amanhã, os chanceleres da União Européia (UE) vão debater, em um encontro em Riva del Garda (norte da Itália), a possível inclusão do braço político do movimento islâmico palestino Hamas em sua lista de organizações terroristas.

Segundo alguns diplomatas, existe uma pressão muito forte por parte dos Estados Unidos e Israel a respeito do tema e o recente atentado do grupo em Jerusalém contribuiu para isso.

Os ministros das Relações Exteriores europeus poderão chegar a um acordo político a respeito se vários países, principalmente a Itália, suavizarem sua postura.

Na lista européia de grupos terroristas já se encontra o braço militar do Hamas, as Brigadas Ezzedin al Qassam.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página