Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2003 - 22h17

Soldados americanos são feridos no Iraque, diz Exército

Publicidade

da France Presse, em Fallujah (Iraque)
da Folha Online

Vários soldados americanos ficaram feridos hoje em diferentes ataques no Iraque, entre eles um combate que durou mais de uma hora e envolveu um comboio americano e agressores perto de Fallujah, oeste de Bagdá. As informações foram dadas pelo Exército americano e por testemunhas.

Um soldado ficou ferido em Habbaniyah, 20 km a oeste de Fallujah, onde o comboio americano foi atacado com foguetes e tiros, informou o sargento Danny Martin, porta-voz do Exército, acrescentando que dois veículos militares foram danificados no ataque.

Outras testemunhas e o correspondente da agência de notícias France Presse disseram mais cedo que o confronto havia acontecido na localidade de Khalidia, 30 km a oeste de Fallujah, na estrada que leva a Ramadi.

Segundo as testemunhas, vários soldados americanos teriam morrido no ataque, que começou às 16h30 (9h30 em Brasília), quando o comboio americano, formado por dois veículos de transporte de tropas e dois jipes, parou em Khalidia devido a um problema em um dos carros. Nesse momento, teriam surgido homens encapuzados e armados, que lançaram três foguetes contra o comboio, atingindo um veículo, que se incendiou.

Confronto

Imediatamente, foram enviados ao local tanques e blindados americanos, e os agressores enfrentaram os reforços usando morteiros, granadas e armas automáticas. Segundo o correspondente da France Presse, um dos blindados foi atingido e pegou fogo.

As casas que ficam na rua principal do povoado foram danificadas pelos tiros e incêndios, acrescentou o jornalista. A intensidade do confronto diminuiu às 18h (11h em Brasília), disse o correspondente, acrescentando que a estrada que corta o povoado foi fechada.

Em outro incidente, três soldados americanos da 101ª Divisão Aerotransportada ficaram feridos num ataque com lança-foguetes antitanque RPG na cidade de Mossul (norte), informou o sargento Martin.

Dois outros soldados ficaram feridos quando dois foguetes RPG atingiram um hotel na mesma cidade, informou o sargento Mark Ingham, outro porta-voz do Exército americano.

Ataques

Ontem, um porta-voz militar disse que as forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos enfrentaram 22 ataques no Iraque e 24 horas, superando a média de 13 a 15 ataques por dia.

A mesma fonte, que não foi identificada, não revelou quantos oficias ficaram feridos e quantos morreram entre terça-feira (9) e ontem, mas informou que 623 militares ficaram feridos desde o dia 1º de maio, quando o presidente americano, George W. Bush, anunciou o final dos principais combates no país.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página