Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2009 - 19h51

Chávez propõe colaboração intercontinental para explorar recursos naturais

Publicidade

da Folha Online
com Reuters e France Presse

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, encerrou a 2ª Cúpula América do Sul-África com uma exortação para que as nações sul-americanas e africanas iniciem uma cooperação intercontinental para explorar seus recursos naturais. "África e América do Sul são terras ricas, mas suas populações são pobres, porque eles foram explorados", disse ele, em seu discurso na venezuela Ilha Margarita.

Chávez disse que concordou com uma joint-venture em mineração na Serra Leoa, e que já foram enviadas cartas de intenção para os países africanos Mauritânia, Mali, Níger e Namíbia.

O líder venezuelano disse que seu país poderia liderar os esforços para obter os recursos necessários à formação de uma corporação "multi-estatal". "Nós podemos conseguir bilhões de dólares enquanto investimentos em mineração. E com uma parte da produção de ouro, ferro, diamantes, nós vamos pagando o investimento", afirmou.

A Venezuela já assinou uma série de acordos com a Rússia, que inclui uma linha de empréstimo de US$ 4 bilhões para ajudar os países sul-americanos a explorarem seus recursos minerais. Não ficou claro, imediatamente, a quais financiamentos o mandatário venezuelano se referia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página