Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2003 - 16h32

Parada eletrônica reúne 450 mil em Paris, dizem organizadores

Publicidade

JOÃO NOVAES
especial para a Folha Online, em Paris

Com o slogan "Deixem-nos dançar", a quinta edição da Techno Parade de Paris, realizada na tarde de hoje, reuniu 450 mil pessoas, segundo os organizadores.

O evento, que durou sete horas, percorreu da praça Denfert-Rochereau até a praça da Bastilha.

Muito populares na Europa, especialmente na Alemanha e na Inglaterra, as raves --festas de música eletrônica de longa duração-- são proibidas na França, especialmente pelo fato de sua imagem estar relacionada às drogas.

A opinião não é partilhada pelos políticos socialistas Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, e Jack Lang, ex-ministro da Educação e da Cultura e atualmente deputado federal, que participaram da parada eletrônica de hoje.

Na opinião de Lang, as autoridades francesas deveriam entender que a música eletrônica "é uma música como todas as outras, e escutada por pessoas muito pacíficas".

Delanoë autorizou a realização do evento pela primeira vez no centro da cidade.

Já o promotor Nemba, do trio eletrônico United We Dance, não se mostra muito otimista sobre eventual mudança da legislação.

"Este evento só é tolerado pelas autoridades francesas porque várias empresas importantes estão patrocinando. Se a parada fosse composta na maioria por caminhões particulares como o meu, não acho que ela se realizaria. É assim, quem não tem dinheiro na França se cala", declarou.

O trio eletrônico de Nemba era apenas um dos três únicos caminhões particulares no evento. Os outro 18 eram patrocinados por diversas empresas e até mesmo pela Embaixada da Colômbia.

Neste ano, participaram 21 caminhões, semelhantes a trios elétricos, que tocavam os mais variados estilos de música eletrônica.

Segundo a polícia, nenhum incidente de gravidade foi registrado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página