Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2003 - 07h53

Furacão já está a 500 km da Costa Leste dos EUA

Publicidade

da Folha Online

Três Estados americanos declararam estado de emergência na noite de ontem e milhares de pessoas estão deixando as zonas costeiras para fugir do furacão Isabel, que pode chegar ao litoral dos Estados Unidos hoje. O furacão Isabel está a menos de 500 km da Costas Leste dos EUA.

O furacão deve atingir uma região muito populosa, onde vivem cerca de 50 milhões de pessoas, na Carolina do Norte, Maryland e Virginia, que estão em estado de emergência.

A capital federal Washington D.C (distrito de Columbia) fica entre Virginia e Maryland. Com a aproximação do Isabel, o governo americano decidiu fechar a maioria de suas agências federais, encerrar as sessões desta semana na Câmara de Representantes e antecipar a reunião do presidente George W. Bush com o rei jordaniano Abdullah.

Esportes

As autoridades esportivas dos EUA também estão modificando horários e locais de partidas de vários esportes por causa do furacão Isabel.

A equipe de beisebol do Baltimore Orioles foi a primeira a analisar o problema e a mudar o início da sua partida que deveria ocorrer na noite de hoje, contra os Yankees de Nova York.

Fontes meteorológicas estão prevendo rajadas de vento e chuva intensa desde a Carolina do Sul até a Nova Inglaterra, por causa do furacão Isabel.

Força

Com ventos de 177 km/h, Isabel se tornou um furacão de categoria dois na escala Saffir-Simpson (num total de cinco) e poderia agitar a água e provocar inundações em zonas baixas, danificando janelas, tetos, vegetação e trailers.

Os meteorologistas anteciparam inundações de entre 2,1 e 3,4 metros acima dos níveis normais da maré e "tormentas com chuvas de 15 cm a 20 cm com quantidades superiores aos níveis locais", a medida que Isabel se aproxima.

Em setembro de 1999, as inundações causadas pelo furacão Floyd foram o pior desastre natural na Carolina do Norte, provocando danos estimados em US$ 6 bilhões.

A retirada maciça antes da chegada de Floyd foi a mais importante dos Estados Unidos em tempos de paz: mais de 62 mil pessoas se instalaram em refúgios estaduais, enquanto outras 41 mil ficaram em hotéis ou na casa de amigos longe da costa.

As perdas agrícolas foram estimadas em US$ 830 milhões.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre furacões e tufões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página