Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2003 - 14h03

Tráfico infantil atinge mais de 1 mi de crianças em todo o mundo

Publicidade

da agência Lusa, em Lisboa

Mais de 1 milhão de crianças são traficadas anualmente em todo o mundo, tendo como destino o trabalho forçado ou a exploração sexual, segundo dados da Federação Internacional Mundo dos Homens divulgados hoje em Bruxelas.

Moçambique é um dos países apontados pela organização como local de origem e passagem de numerosos menores, provenientes de países como o Zimbábue, que são levados para a África do Sul para trabalhar na agricultura e nas minas.

O coordenador da Campanha Internacional contra o Tráfico de Crianças, Boris Scharlowski, disse que o número total de crianças nesta situação é difícil de apurar. "Se muitas são forçadas, outras chegam livremente, com promessas de um trabalho com condições", disse.

Na União Européia (UE), são vendidas anualmente 120 mil crianças e mulheres, provenientes dos países do Leste Europeu (Rússia, Ucrânia e Roménia), África (Serra Leoa e Nigéria) e Ásia (China e Afeganistão), especialmente para a Alemanha, Grécia, Itália e França.

A associação não tem dados sobre Portugal, mas Boris Scharlowski não hesita em afirmar que "todos os Estados-membros da UE estão diretamente afetados pelo tráfico humano, seja como países de origem, trânsito ou destino".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página