Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2003 - 20h19

Chirac deposita coroa de flores em memória das vítimas do 11/09

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O presidente francês, Jacques Chirac, depositou hoje em Nova York uma coroa de flores em memória das 3.000 vítimas dos atentados de 11 de Setembro.

Acompanhado pelo ministro francês das Relações Exteriores, Dominique de Villepin, Chirac foi até o monumento em memória das vítimas dos atentados contra o World Trade Center erguido em Battery Park.

Cercado por um discreto dispositivo de segurança, o presidente francês permaneceu por alguns instantes diante do memorial provisório, uma escultura denominada "A esfera", que ficava no átrio do World Trade Center.

Chirac, um dos mais ativos críticos da Guerra do Iraque, foi saudado por aplausos e frases em francês.

O bombeiro de Nova York Joe Torrillo tirou uma foto ao lado de Chirac e contou ao presidente que ferido no 11 de setembro de 2001, foi considerado desaparecido durante uma semana. "Deus o abençoe", disse o líder francês após ouvir a história.

Chirac falará na terça-feira (23) na Assembléia Geral das Nações Unidas e manterá uma entrevista bilateral no mesmo dia com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, essencialmente dedicada ao Iraque.

O presidente francês também terá uma série de reuniões bilaterais com outros chefes de Estado ou de governo, antes de partir de Nova York na quarta-feira (24).

Esta é a primeira vez que Chirac visita os Estados Unidos desde as divergências entre França e Estados Unidos em torno da Guerra do Iraque.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página