Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2009 - 08h01

Tufão Melor avança para o Japão com ventos de 250 km/h

Publicidade

da Folha Online

O tufão Melor, de categoria 4, com ventos de até 250 km/h, avança rumo ao extremo sul do Japão nesta terça-feira, advertiu a agência meteorológica japonesa, poucos dias depois da passagem de dois tufões devastadores pelo sul da Ásia. Melor deve chegar às principais ilhas japonesas entre quarta-feira e quinta-feira.

Procedente do Oceano Pacífico, o tufão Melor avançava rumo ao norte, em direção ao arquipélago meridional de Okinawa, a uma velocidade de 25 km/h.

"A ilha de Daitojima, no arquipélago de Okinawa deve sofrer ventos violentos e mar agitado com ondas de mais de nove metros, a partir de terça-feira à noite e até quarta-feira ao meio-dia", afirmou uma fonte da agência meteorológica.

No fim de setembro, o tufão Ketsana deixou 300 mortos nas Filipinas e mais de 150 no Vietnã, além de outras vítimas em Laos e Camboja.

Já o tufão Parma, que atingiu no sábado (3) uma parte das Filipinas, deixou 16 mortos. Parma, que perdeu força e virou tempestade tropical nesta segunda-feira, está no norte das Filipinas, a cerca de 110 km ao norte da região de Ilocos, disse Nathaniel Cruz, chefe do serviço nacional de meteorologia.

"Parma se moveu em direção a Ilocos por causa da influência do tufão Melor em seu movimento", disse Cruz, acrescentando que Parma não deve atingir a terra e pode se mover rumo ao mar da China nos próximos três dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página