Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2000 - 21h47

Ministério da Defesa britânico coloca submarino de resgate à disposição de Moscou

Publicidade

da France Presse
em Londres (Reino Unido)

Um minisubmarino e uma equipe de especialistas da Marinha britânica estão prontos para socorrer os 116 marinheiros russos presos no Kursk, o submarino nuclear encalhado no mar de Barents (noroeste da Rússia) desde sábado (12), informou nesta terça-feira (15) o porta-voz do Ministério da Defesa britânico, Jim Jenkins.

O submarino de resgate do tipo LR5, capaz de transportar 16 pessoas por vez, está sendo carregado a bordo de um avião para responder a um eventual pedido de cooperação de Moscou, declarou Jenkins. "Se trata de um submersível especialmente destinado para este tipo de operações", declarou o porta-voz, esclarecendo que ignorava se o LR5 seria compatível tecnicamente com o Kursk.

"Informamos os russos sobre nossa equipe e estamos prontos para intervir se Moscou pedir ajuda", disse Jenkins. "Esperamos seu pedido e nos deslocaremos rapidamente", agregou.

A Marinha britânica também colocou à disposição dos russos um robô submarino teleguiado, do tipo ROV Scorpio, que pode ser utilizado em missões de observação submarina.

Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página