Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2003 - 16h52

Papa retoma suas atividades após indisposição

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O papa João Paulo 2º retomou hoje suas atividades depois dos problemas intestinais que o abalaram no início da semana e recebeu em audiência a presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, antes de celebrar uma missa em memória de seus antecessores, Paulo 6º e João Paulo 1º, falecidos há 25 anos.

A audiência em que recebeu Arroyo durou apenas dez minutos. O papa recebeu sua convidada de pé, apoiado em seu secretário pessoal, monsenhor Stanislaw Dziwisz, e por outro padre.

Depois da audiência, João Paulo 2º foi saudar as personalidades que acompanhavam a presidente das Filipinas, entre as quais se encontravam seu marido e seu filho de poucos meses.

Reuters - 12.set.2003
O papa João Paulo 2º, 83
Pálido, falando muito pouco, o papa praticamente limitou-se a gesticular. Nas últimas horas da tarde, tinha previsto fazer sua primeira aparição pública desde domingo (21) para presidir, na Basílica de São Pedro, a missa em homenagem a seus dois antecessores, que será oficializada pelo decano do colégio de cardeais, Joseph Ratzinger, e pronunciar a homilia.

Muito debilitado depois da difícil viagem que fez à Eslováquia, de 11 a 14 de setembro, o papa teve na terça-feira (23) uma indisposição intestinal que o impediu de realizar a tradicional audiência-geral das quartas-feiras, o que gerou muita especulação a respeito de seu estado de saúde.

Mandato

Sua presença hoje na missa em memória de seus predecessores, mortos em 1978 com poucos meses de diferença, é uma forma de mostrar que ele pretende continuar exercendo seu mandato até o final, apesar do sofrimento de que padece.

Os prelados mais ligados ao pontífice não quiseram comentar as informações da imprensa, segundo as quais João Paulo 2º deve anunciar amanhã um consistório para nomear novos cardeais, inclusive o monsenhor Dziwisz, o que seria uma decisão sem precedentes na história da Igreja.

O consistório pode ser celebrado no dia 22 de outubro, depois de uma semana das cerimônias de celebração do aniversário do pontificado de João Paulo 2º, eleito em 16 de outubro de 1978, afirmou hoje o jornal ""La Stampa.

Na ocasião, estarão presentes no Vaticano os 164 cardeais em exercício, dos quais 109 são cardeais eleitores menores de 80 anos, assim como os presidentes das Conferências Episcopais e os presidentes das congregações religiosas.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página