Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2003 - 20h33

Bandeira americana volta à sede da Unesco em Paris

Publicidade

da France Presse, em Paris

A bandeira americana voltou a ser hasteada hoje na sede da Unesco (órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em Paris (França), depois de quase 20 anos de ausência, na abertura da 32ª conferência geral da instituição, com a presença da primeira dama americana, Laura Bush.

"Estou feliz, satisfeito e comovido por receber dois novos membros", declarou o diretor-geral Koichiro Matsuura na abertura da conferência da Unesco, que prossegue até o dia 17 de outubro.

"Com Timor Leste e o retorno dos Estados Unidos, tenho a sensação de que damos um passo decisivo para a universalidade", disse Matsuura. A Unesco passa a contar agora com 190 membros.

A bandeira dos Estados Unidos foi hasteada na tarde de hoje, mas o ingresso do país na instituição só será oficializado na quarta-feira (1).

"A partir dessa data, o governo americano voltará a ser um membro integral, ativo e entusiasta que participará da importante missão da Unesco de promoção da paz e da liberdade", declarou Laura Bush à assembléia.

"Os americanos vão trabalhar com nossos colegas da Unesco por todo o mundo para promover a educação, a ciência e a cultura", declarou a primeira dama americana. Ela disse que "as forças da coalizão trabalham com 36 mil iraquianos para reconstruir 1.600 escolas no Iraque".

Ida e volta

Washington abandonou a Unesco em 1984, durante o governo do republicano Ronald Reagan (1981-89), que reprovou a "má gestão" da organização.

O também republicano George W. Bush anunciou há um ano, em setembro de 2002, a decisão de seu país voltar à Unesco.

A 32ª conferência contará com a participação de mais de 3.000 pessoas. O presidente peruano, Alejandro Toledo, fará um discurso em 14 de outubro, um dia depois de almoçar em Paris com o colega francês Jacques Chirac, que visita a Unesco no mesmo dia.

Os temas dominantes na assembléia da Unesco serão a proteção do patrimônio não-material, a diversidade cultural, a linguagem na internet e os dados genéticos humanos.

Leia mais
  • Chirac recebe Laura Bush no Palácio do Eliseu

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página