Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 22h17

Uribe participa do "Big Brother" em busca de apoio a referendo

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, deixou de lado a imagem de "durão" para se lançar à caça de votos em favor do referendo do próximo dia 25. Ontem, ele gravou uma participação no "Big Brother", um dos reality shows de maior audiência da TV colombiana.

A exibição do programa estava programada para a noite de hoje. A participação do presidente dividiu opiniões. Há os que admiram sua ousadia na busca por votos e os que fazem campanha pela abstenção no referendo.

"O presidente não escolheu participar do programa, fomos nós que o convidamos para promover seu referendo", disse Paulo Laserna, presidente do Canal Caracol.

Reuters - 27.mai.2002
Alvaro Uribe, presidente da Colômbia
A visita foi criticada, entre outros, pelo ex-ministro da Fazenda Juan Camilo Restrepo e pelo senador Antonio Navarro Wolf, contrários ao referendo. "Os jovens que participam do programa --que, durante várias horas, fizeram uma apresentação parcial das implicações do referendo-- foram manipulados", disseram numa carta divulgada hoje.

Para amenizar as críticas envolvendo a participação do presidente no "Big Brother", Laserna afirmou que aqueles que se opõem ao referendo também terão a oportunidade de participar do programa.

As 15 perguntas do referendo envolverão reformas no sistema político, como a eliminação de privilégios e cargos no Congresso (que passaria de 268 para 218 membros) e o fim de entidades estatais. Ele também incluirá medidas polêmicas de ajuste fiscal, que limitam salários, pensões e privilégios dos funcionários públicos e congelam os gastos do Estado por dois anos, exceto em segurança e transferências às regiões.

Para ser validado, o referendo terá de ser aprovado por pouco mais de 6 milhões dos 44 milhões de colombianos, ou seja, 25% dos eleitores.

Especial
  • Leia mais sobre o conflito na Colômbia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página