Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2003 - 18h33

Eleição tchetchena foi "oportunidade perdida", dizem EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

O governo americano fez hoje uma avaliação bastante dura da eleição presidencial na Tchetchênia, afirmando que o processo está longe das normas democráticas e representa uma "oportunidade perdida".

"Estamos decepcionados com esta oportunidade perdida", declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, Richard Boucher, ao comentar a eleição que se traduziu na esmagadora vitória do chefe da administração tchetchena pró-Rússia, Akhmad Kadyrov.

"Lamentavelmente, a eleição presidencial que aconteceu ontem e o processo político anterior não tiveram o potencial de produzir um resultado democrático", afirmou.

Kadyrov ganhou as eleições presidenciais de ontem na Tchetchênia com 81,1% dos votos, informou hoje o chefe da Comissão Eleitoral, Abdul Karim Arsakhanov, acrescentando que a participação na eleição foi de 83,46%.

"A retirada de qualquer concorrente viável à candidatura de Kadyrov e o aberto controle dos meios tchetchenos por parte das forças pró-Kadyrov antes do dia da eleição nos leva a concluir que a votação não respondeu aos critérios internacionais de eleições livres e equitativas", acrescentou Boucher.

O porta-voz não disse se Washington reconhecerá formalmente a eleição, mas expressou dúvidas sobre o fato de que os próprios tchetchenos a aceitem.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito Rússia-Tchetchênia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página