Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2003 - 21h39

Vaticano desmente formalmente que papa se submeta a diálise

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, desmentiu formalmente hoje as informações divulgadas por duas agências italianas segundo as quais o papa João Paulo 2º está sendo submetido a diálise (tratamento para pacientes renais).

"Mais uma vez, só podemos lamentar uma informação irresponsável que poderia ter sido evitada desde o princípio consultando-se as fontes oficiais", declarou Navarro-Valls à agência italiana Ansa.

"Sempre transmitimos as informações sobre o estado de saúde do papa quando necessário", acrescentou o porta-voz.

Duas agências italianas anunciaram que os médicos do papa haviam submetido ou planejavam submeter João Paulo 2º a uma diálise para ajudar suas funções renais.

Reuters - 12.set.2003
O papa João Paulo 2º, 83
João Paulo 2º sofre do mal de Parkinson e das sequelas causadas por ferimentos provocadas por dois tiros, no atentado de 1981. Também foi operado de um câncer no intestino e teve duas fraturas, uma no ombro e outra no fêmur que se complicaram com o aparecimento de uma artrose.

O papa é acompanhado permanentemente por vários médicos, por temor a que sofra uma hemorragia interna, uma flebite ou uma embolia pulmonar.

O pontífice se prepara para festejar no dia 16 de outubro o 25º aniversário de seu pontificado. Beatificará no dia 19 de outubro madre Teresa de Calcutá e anunciará posteriormente a celebração de um consistório, no dia 21 de outubro, para entronizar 31 novos cardeais.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página