Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2003 - 23h05

Assassinatos e sequestros de candidatos abalam eleições na Colômbia

Publicidade

da France Presse

Um candidato a prefeito e dois aspirantes a vereadores foram assassinados neste sábado na Colômbia, aumentando para 26 o número de candidatos a cargos públicos mortos na campanha para as eleições regionais de 26 de outubro, das quais os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pedem para a população não participar.

Jairo Gómez Giraldo, ex-prefeito de Gênova e candidato ao cargo novamente, e Julio César Castellanos, aspirante a vereador, foram encontrados mortos neste sábado, depois de participar na sexta-feira de uma reunião política em uma área rural deste município do Departamento de Quindio, no eixo de produção de café do Centro-oeste do país.

Segundo testemunhas, pelo menos 40 homens armados, aparentemente das Farc, foram ao local do encontro político e os levaram. Depois disso, eles foram encontrados mortos em uma estrada.

O prefeito de Gênova, William Castellanos, e os aspirantes a cargos públicos de Quindio expressaram preocupação com o aumento da violência na campanha e pediram maior proteção para os candidatos.

Outro candidato a vereador, Antonio José Montes, foi assassinado neste sábado quando andava de moto pelo perímetro urbano do município de Ovejas, no Departamento de Sucre (norte).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página