Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/10/2003 - 09h29

Explosão destrói 11 caminhões em estacionamento no País Basco

Publicidade

da Folha Online

A explosão de duas bombas destruiu 11 caminhões nesta manhã (madrugada no Brasil) em um estacionamento da cidade de Irún (480 km de Madri), no País Basco (norte da Espanha), perto da fronteira francesa, informou a polícia.

A polícia autônoma basca suspeita que a organização separatista ETA seja responsável pela explosão, causada por duas bombas de um quilo cada, que foram colocadas sob dois caminhões. O local é utilizado por caminhoneiros para descansar.

Não havia ninguém nos veículos quando ocorreu a explosão, por volta das 5h20 locais (00h20 em Brasília), enquanto a Espanha acordava para comemorar seu dia nacional com um grande desfile de tropas e equipamentos militares pelas ruas de Madri.

O ETA lançou ataques nos últimos dois anos para coincidir com o dia nacional. Em 2002 o grupo lançou granadas contra uma delegacia no norte da Espanha e no ano anterior colocou um carro-bomba em Madri.

O ETA já matou mais de 840 pessoas desde 1968 em uma sangrenta campanha pela independência da região basca no norte da Espanha e sudoeste da França.

Com agências internacionais

Especial
  • Saiba mais sobre a Espanha e o País Basco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página