Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2000 - 09h02

Imprensa russa está "revoltada" com recursos utilizados no resgate do submarino

Publicidade

da France Press
em Moscou (Rússia)

A imprensa russa denunciou hoje a insuficiência dos recursos técnicos e humanos de seu país para socorrer os 118 marinheiros do submarino nuclear Kursk, com sérias avarias a 108 metros de profundidade no mar de Barents (norte do país) desde o último sábado (12).

"Os meios técnicos e a experiência foram perdidos. A Marinha russa já não é capaz de utilizar a frota de submarinos nucleares que herdou da URSS", denuncia o jornal "Sivodnia", citando o almirante Georgui Kostev, ex-chefe do Estado-Maior russo.

Os jornais lembraram tanto os fracassos dos aparelhos de resgate quanto as dificuldades de utilização de flutuadores para içar o Kursk.

"Os submarinos de socorro estão equipados com baterias antigas por medida de economia. Um deles, o Priz, quase conseguiu prender amarras ao submarino, mas teve que voltar à superfície com urgência, porque suas baterias já estavam descarregadas", denuncia o diário "Komsomolskaya Pravda".

"Cabe perguntar para que serve um aparelho de resgate cujas baterias duram tanto quanto as pilhas chinesas compradas no camelô" ironiza o jornal "Vremia Novostei". "Os minissubmarinos de socorro só estão adaptados a trabalhar em uma piscina", diz o jornal.

Segundo o "Kommersant", a outra possibilidade de socorro examinada, a de utilizar flutuadores para içar o submarino, á praticamente impossível. "A frota russa possui flutuadores de tamanho adequado, mas quase nunca os utiliza, o que faz concluir que seu estado esteja muito longe do ideal", avalia o jornal.


Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página