Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2003 - 13h19

CIA diz que mensagem gravada de Bin Laden parece autêntica

Publicidade

da France Presse, em Washington

Analistas da CIA (agência de inteligência dos EUA) concluíram que a fita de áudio com uma mensagem divulgada no sábado (18) e atribuída ao líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, parece ser autêntica, informou hoje um alto funcionário da agência.

Uma referência ao ex-primeiro-ministro palestino Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen), que renunciou em 6 de setembro, sugere que a mensagem foi gravada nos últimos seis meses, afirmou a fonte.

Esta é a mais recente evidência de que Bin Laden, acusado de comandar os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, ainda está vivo.

"Vamos prosseguir com as operações suicidas no interior dos Estados Unidos e no exterior para que vocês coloquem um ponto final em sua injustiça", diz a suposta voz de Bin Laden, ao se referir à ocupação do Iraque.

"Nos reservamos o direito de responder no momento e locais oportunos contra todos os países que participam nesta guerra injusta, principalmente no Reino Unido, Espanha, Austrália, Polônia, Japão e Itália", afirma a voz.

Ontem, o presidente americano, George W. Bush, declarou que a nova gravação de Bin Laden significa para todo o mundo que a guerra contra o terrorismo continua, que existe ainda um perigo para as Nações Unidas e que as nações livres devem trabalhar juntas, com mais força do que nunca para compartilhar informações, cortar o financiamento e levar à Justiça os assassinos e assassinos em potencial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página